quinta-feira, 26 de abril de 2012

1º de maio dia do trabalho


                                                            Sujestões para o dia do trabalho


Sugestões de atividades:


Imitando as profissões• Em roda de conversa utilizar a mímica para cantar a canção ou ler os versos. Vão-se mudando o nome das profissões e fazendo gestos enquanto cantam.


  • Comentar sobre cada personagem das canções, apresentando o nome da profissão.
  • Fazer um levantamento do conhecimento prévio dos alunos, perguntando: O que ele faz? Em que lugar trabalha? O que utiliza em seu trabalho?
  • Listar os nomes das profissões no quadro ou em papel pardo fazendo uma pesquisa em grupo com gravuras dos profissionais.
  • Pedir aos alunos que façam um desenho sobre a profissão de que mais gostam.


VAMOS CANTAR?


(Dê Asas aos gestos!!!)
Passa, passa gavião, Todo mundo é bom!
A costureira faz assim, A costureira faz assim,
Assim, assim, assim, assim!
Passa, passa gavião, Todo mundo é bom!
O motorista faz assim, O motorista faz assim,
Assim, assim, assim, assim!
Passa, passa gavião, Todo mundo é bom!
A professora faz assim, A professora faz assim,
Assim, assim, assim, assim!
(Continue cantando: médico, piloto, dentista, etc.)


Livro das profissões


Em roda de conversa perguntar aos alunos qual a profissão de seus pais. Escreva no quadro, com letra de imprensa maiúscula.
Comentar com a turma sobre cada profissional: O que ele faz? Em que lugar trabalha? O que utiliza em seu trabalho?
Perguntar que outras profissões eles conhecem e explicar como cada uma delas contribui para a vida em sociedade.
Trabalhar o sentido de utilidade das profissões e satisfação pessoal no trabalho, como valor.
Após, elaborar com os alunos o Livro das Profissões para que possam registrar por meio de desenhos ou palavras, as profissões de seus pais, aquelas de que mais gostam e as demais, com seus objetos e ferramentas principais. Se for preciso, o professor pode atuar como escriba dos alunos.


Brincadeira - Adivinha Quem é?


Sentados em roda, motivar os alunos para a brincadeira. A professora diz: "Estou pensando em alguém que faz pão". Os alunos tentam adivinhar e dizer o nome da profissão. Quando alguém acertar, a professora deve escrever na lousa/quadro o nome da profissão, em letra de imprensa maiúscula.(O jogo continua, com o aluno seguinte, na roda.)


Sugestões - Quem é?
Apaga o fogo; vende jornal; trabalha na feira; pinta casas; conserta sapatos; cuida dos doentes; faz comida; ensina crianças, etc.



Trabalhando com o ensino Fundamental...


Realizando um debate!
Discuta a questão do trabalho infantil com seus alunos.
Pergunte aos alunos se eles conhecem alguma criança que trabalha.
Se ela estuda também ou só trabalha.
Questione-os a respeito do que acham ser o correto: trabalhar ou estudar?
(também pode ser usada com a educação Infantil)


Objetivo:
§ Trabalhar o sentido de utilidade das profissões e satisfação pessoal no trabalho, como valor.


Outras Sugestões:
  • Utilizar poemas e textos para levarem ao aluno a reflexão da importância do trabalho na vida social.
  • Promover uma pesquisa sobre o trabalho infantil e programas para erradicar esta prática.
Para enfatizar a data:
  • Os alunos poderão sair no dia que antecede a data com uma viseira, onde estará escrito : Eu quero ser... E ao lado um boton ou gravura da profissão que almeja.
  • Os meninos poderão sair com uma maleta marrom e gravata, confeccionadas em cartolina. Na maleta deve está escrito : 1º de maio dia do trabalhador.
  • As meninas poderão sair com uma bolsinha, onde deve está escrito a identificação da data.
  • Outra sugestão, é que os alunos saiam em mãos com um lápis com ponteira da profissão que deseja ser. A ideia também poderá ser substituída por fantoche de vara.




Trabalho Infantil - TEXTO INFORMATIVO


No Brasil, a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) proíbem o trabalho infantil. Mas, infelizmente, existem 2,9 milhões de crianças de 5 a 14 anos de idade empregados em lavouras, carvoarias, olarias, pedreiras, mercado informal e atividades domésticas.
As meninas representam um terço deste número. E mais de 50% desses menores não recebem nenhum tipo de remuneração.
Informações produzidas pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 1999 (PNAD) revelam que a mão-de-obra infantil está mais concentrada em pequenos empreendimentos familiares, especialmente no setor agrícola.
Em 1999, a atividade agrícola detinha 80,4% das crianças ocupadas de 5 a 9 anos de idade e 63,2% das ocupadas de 10 a 14 anos de idade. De 1995 para 1999, de acordo com a pesquisa, a proporção de crianças ocupadas no contingente de 5 a 14 anos de idade passou de 14,5% para 11,8% entre os meninos e de 7,8% para 6,0% entre as meninas.
Fonte: PNAD / Ministério do Trabalho

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