Maria Montessori nasceu em 31 de Março de 1870, em Chiaravalle, de uma família conhecida pelo seu fervor religioso, feitos os estudos elementares, entrou na Universidade, matriculando-se na Faculdade de Medicina, a resolução causou estranheza porque até aí nenhuma mulher ousara cursar a Faculdade: considerava-se, em toda a Itália, que não eram trabalhos a que se pudessem dedicar as mulheres, sobretudo as que tinham amor de Deus e das coisas sagradas, Maria Montessori enfrentou todas as oposições, venceu uma a uma as resistências, impôs-se pelo seu gosto do estudo, respeitavam-na os mestres e os condiscípulos, todos que a conheciam foram louvando a sua inteligência e a sua coragem, havia nela um desejo de ver claramente os problemas, uma ânsia de servir a humanidade, um poder de iniciativa que lhe preparavam uma carreira brilhante.
A pedagogia Montessoriana está relacionada à interação de forças corporais e espirituais, corpo, inteligência e vontade, inserem-se no movimento das Escolas Novas, uma oposição aos métodos tradicionalistas, que por sua vez não respeitavam as necessidades e os mecanismos evolutivos do desenvolvimento da criança.
Montessori tinha como princípios as atividades, a individualidade e a liberdade, consideravam a vida como desenvolvimento, acreditando que a educação deveria favorecer esse aspecto.
Os métodos Montessoriano estão espalhados pelo mundo inteiro, tendo como objetivo a educação da vontade e da atenção com qual a criança tem liberdade de escolher um material a ser utilizado.
O material criado por Montessori tem papel preponderante no seu trabalho educativo, e que produz uma série de cinco grupos de materiais didáticos, tais como:
ü Exercícios para a vida cotidiana;
ü Material sensorial;
ü Material de linguagem;
ü Material de ciências;
ü Material de matemática.
Todos os materiais foram preparados com peças sólidas de diversos tamanhos e formas: caixas para abrir, fechar e encaixar; botões para abotoar; série de cores, de tamanhos e formas e espessuras diferentes.
O material dourado é um dos materiais criados por ela, que baseia-se nas regras do sistema de numeração, inclusive para o trabalho com múltiplos. O material dourado desperta no aluno a concentração e o interesse, além de desenvolver sua inteligência e a imaginação criadora.
O método Montessori baseia-se em doze pontos:
ü Baseia-se em anos de observação da natureza da criança por parte do maior gênio da educação desde Froebel.
ü Demonstrou ter uma aplicabilidade universal.
ü Revelou que a criança pequena pode ser um amante do trabalho, do trabalho intelectual, escolhido de forma espontânea, e assim, realizado com muita alegria.
ü Baseia-se em uma necessidade vital para a criança que é a de aprender fazendo. Em cada etapa do crescimento mental da criança são proporcionadas atividades correspondentes com as quais se desenvolvem suas faculdades.
ü Ainda que ofereça à criança uma grande espontaneidade, consegue capacitá-la para alcançar os mesmos níveis, ou até mesmo níveis superiores de sucesso escolar, que os alcançados sobre os sistemas antigos.
ü Consegue uma excelente disciplina apesar de prescindir de coerções tais como recompensas e castigos. Explica-se tal fato por tratar-se de uma disciplina que tem origem dentro da própria criança e não imposta de fora.
ü Baseia-se em um grande respeito pela personalidade da criança, concedendo-lhe espaço para crescer em uma independência biológica, permitindo-se à criança uma grande margem de liberdade que se constitui no fundamento de uma disciplina real.
ü Permite ao professor tratar cada criança individualmente em cada matéria, e assim, fazê-lo de acordo com suas necessidades individuais.
ü Cada criança trabalha em seu próprio ritmo.
ü Não necessita desenvolver o espírito de competência e a cada momento procura oferecer às crianças muitas oportunidades para ajuda mútua, o que é feito com grande prazer e alegria.
ü Já que a criança trabalha partindo de sua livre escolha, sem coerções e sem necessidade de competir, não sente as tensões, os sentimentos de inferioridade e outras experiências capazes de deixar marcas no decorrer de sua vida.
ü O método Montessori se propõe a desenvolver a totalidade da personalidade da criança e não somente suas capacidades intelectuais. Preocupa-se também com as capacidades de iniciativa, de deliberação e de escolhas independentes e os componentes emocionais.
Grupo: Francisco Leonis
Maria de Fátima da Silva
Eliene Tavares Dias
Josenilda de Medeiros Guimarães
Maria José Silva de Almeida
Terezinha Maria de Araújo
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