sábado, 17 de março de 2012

Síntese de Maria Montessori

Maria Montessori nasceu em 31 de Março de 1870, em Chiaravalle, de uma família conhecida pelo seu fervor religioso, feitos os estudos elementares, entrou na Universidade, matriculando-se na Faculdade de Medicina, a resolução causou estranheza porque até aí nenhuma mulher ousara cursar a Faculdade: considerava-se, em toda a Itália, que não eram trabalhos a que se pudessem dedicar as mulheres, sobretudo as que tinham amor de Deus e das coisas sagradas, Maria Montessori enfrentou todas as oposições, venceu uma a uma as resistências, impôs-se pelo seu gosto do estudo, respeitavam-na os mestres e os condiscípulos, todos que a conheciam foram louvando a sua inteligência e a sua coragem, havia nela um desejo de ver claramente os problemas, uma ânsia de servir a humanidade, um poder de iniciativa que lhe preparavam uma carreira brilhante. 
A pedagogia Montessoriana está relacionada à interação de forças corporais e espirituais, corpo, inteligência e vontade, inserem-se no movimento das Escolas Novas, uma oposição aos métodos tradicionalistas, que por sua vez não respeitavam as necessidades e os mecanismos evolutivos do desenvolvimento da criança.
Montessori tinha como princípios as atividades, a individualidade e a liberdade, consideravam a vida como desenvolvimento, acreditando que a educação deveria favorecer esse aspecto.
Os métodos Montessoriano estão espalhados pelo mundo inteiro, tendo como objetivo a educação da vontade e da atenção com qual a criança tem liberdade de escolher um material a ser utilizado.
O material criado por Montessori tem papel preponderante no seu trabalho educativo, e que produz uma série de cinco grupos de materiais didáticos, tais como:
ü  Exercícios para a vida cotidiana;
ü  Material sensorial;
ü  Material de linguagem;
ü  Material de ciências;
ü  Material de matemática.
Todos os materiais foram preparados com peças sólidas de diversos tamanhos e formas: caixas para abrir, fechar e encaixar; botões para abotoar; série de cores, de tamanhos e formas e espessuras diferentes.
O material dourado é um dos materiais criados por ela, que baseia-se nas regras do sistema de numeração, inclusive para o trabalho com múltiplos. O material dourado desperta no aluno a concentração e o interesse, além de desenvolver sua inteligência e a imaginação criadora.
O método Montessori baseia-se em doze pontos:
ü  Baseia-se em anos de observação da natureza da criança por parte do maior gênio da educação desde Froebel.
ü  Demonstrou ter uma aplicabilidade universal.
ü  Revelou que a criança pequena pode ser um amante do trabalho, do trabalho intelectual, escolhido de forma espontânea, e assim, realizado com muita alegria.
ü  Baseia-se em uma necessidade vital para a criança que é a de aprender fazendo. Em cada etapa do crescimento mental da criança são proporcionadas atividades correspondentes com as quais se desenvolvem suas faculdades.
ü  Ainda que ofereça à criança uma grande espontaneidade, consegue capacitá-la para alcançar os mesmos níveis, ou até mesmo níveis superiores de sucesso escolar, que os alcançados sobre os sistemas antigos.
ü  Consegue uma excelente disciplina apesar de prescindir de coerções tais como recompensas e castigos. Explica-se tal fato por tratar-se de uma disciplina que tem origem dentro da própria criança e não imposta de fora.
ü  Baseia-se em um grande respeito pela personalidade da criança, concedendo-lhe espaço para crescer em uma independência biológica, permitindo-se à criança uma grande margem de liberdade que se constitui no fundamento de uma disciplina real.
ü  Permite ao professor tratar cada criança individualmente em cada matéria, e assim, fazê-lo de acordo com suas necessidades individuais.
ü  Cada criança trabalha em seu próprio ritmo.
ü  Não necessita desenvolver o espírito de competência e a cada momento procura oferecer às crianças muitas oportunidades para ajuda mútua, o que é feito com grande prazer e alegria.
ü  Já que a criança trabalha partindo de sua livre escolha, sem coerções e sem necessidade de competir, não sente as tensões, os sentimentos de inferioridade e outras experiências capazes de deixar marcas no decorrer de sua vida.
ü  O método Montessori se propõe a desenvolver a totalidade da personalidade da criança e não somente suas capacidades intelectuais. Preocupa-se também com as capacidades de iniciativa, de deliberação e de escolhas independentes e os componentes emocionais.

Grupo: Francisco Leonis
Maria de Fátima da Silva
Eliene Tavares Dias
Josenilda de Medeiros Guimarães
Maria José Silva de Almeida
Terezinha Maria de Araújo



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