terça-feira, 13 de março de 2012

Falar em projeto na escola se tornou algo comum. Para tudo é feito um projeto e a tudo é dado o nome de projeto.. Mas não deveria ser assim. Para Nilson José Machado, no texto "Projeto de Vida", há uma banalização do uso da palavra projeto na escola.
Todo trabalho se chama projeto. É como aqui na faculdade: todos precisam estar desenvolvendo projetos, mas nem tudo são realmente projetos. Alguns são trabalhos. Um curso de capacitação, por exemplo, é um trabalho não um projeto. A essência do projeto é a incerteza de sua realização.”
O texto traz uma visão muito clara e inovadora de Projeto. Ele defende a idéia de projeto como futurição -
um termo que pode ser entendido como lançar-se sempre para o futuro.
Ele diz ainda que "
Para o educador, os projetos não precisam estar presos apenas a pesquisas de assuntos sofisticados para despertar o interesse e a criatividade dos estudantes. No ensino fundamental, por exemplo, basta pedir para que os alunos olhem para o céu, para a lua e para o sol. A lua e o sol parecem ser do mesmo tamanho, mas o sol é muito maior. Por que não parece ser assim? É uma pergunta que muitos adultos não pensam sobre ela. Acontece que o diâmetro do sol é 400 vezes maior que o da lua, mas por um capricho exato da natureza, ela está 400 vezes mais distante da Terra que a Lua causando a impressão da lua e do sol serem do mesmo tamanho.”
Interessante! No final de seu texto ele fala sobre os Projetos Pessoais, Projetos de Vida! Questiono se alguém tem seu projeto de vida. Não sonhos possíveis (ou impossíveis), idéias, vontades, mas algo que projete "para frente, para o futuro, com uma meta a ser alcançada, com uma dúvida a ser respondida, com busca de conhecimento".

Nenhum comentário:

Postar um comentário