sexta-feira, 23 de março de 2012

ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
PREFEITURA MUNICIPAL DE CURRAIS NOVOS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
ESCOLA MUNICIPAL “FRANCISCO LEONIS GOMES DE ASSIS”




PROJETO: VIVENCIANDO CONHECIMENTOS E EXPERIÊNCIAS


Período: 23/02 A 16/03/2012
Clientela: 4º Ano


               “A verdadeira sabedoria consiste em saber como aumentar o bem estar do mundo.”
Benjamim Flanklin



Currais Novos, fevereiro de 2012
JUSTIFICATIVA

A dinâmica da escola está voltada para uma diversidade de histórias de vidas, onde o convívio deverá resultar em conhecimentos, experiências e vínculos afetivos.
Nessa perspectiva é que devemos dentro da diversidade compreender e respeitar a singularidade de cada criança permitindo-nos diagnosticar e traçar um perfil geral da turma, coletando assim, dados necessários para iniciarmos o trabalho pedagógico direcionado a série/ano, respeitando as diversidades existentes no contexto da sala de aula.

OBJETIVO GERAL:
Conhecer as habilidades já desenvolvidas pelos alunos nas várias áreas do conhecimento, através de atividades que favoreçam uma construção de vínculos afetivos e do perfil de aprendizagem da turma.

LÍNGUA PORTUGUESA
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Ø  Ler para a classe atendendo a pontuação;
Ø  Identificar temáticas dos textos lidos;
Ø  Diferenciar vogais e consoantes;
Ø  Reconhecer a ordem alfabética em palavras;
Ø  Escrever o nome por completo;
Ø  Empregar letra maiúscula no início das frases e uso do parágrafo em textos;
Ø  Empregar o ponto final e vírgula (lista de objetos);
Ø  Separar palavras em sílabas;
Ø  Escrever texto de acordo com o gênero solicitado (narrativo,  descritivo...);
Ø  Classificar as palavras quanto ao número de sílabas;
Ø  Uso de dois pontos e travessão;
Ø  Escrever textos de memória;
Ø  Escrever textos considerando o destinatário (bilhete e/ou carta);
Ø  Perceber na escrita a segmentação de palavras em frases;
Ø  Compreender o significado das palavras de acordo com o contexto (uso do dicionário);
Ø  Identificar começo, meio e fim de história lida;
Ø  Revisar texto de forma coletiva.


MATEMÁTICA
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Ø  Números no contexto diário (telefone, nº da casa, sapatos, altura e peso);
Ø  Ler, representar e escrever até 500;
Ø  Compor e decompor até 800;
Ø  Reconhecer o valor do algarismo pela posição ocupada na ordem: unidade, dezena e centena;
Ø  Somar com ou sem reserva;
Ø  Subtrair com ou sem recursos;
Ø  Multiplicar com termos até 9 (Idéia de dobro e triplo);
Ø  Resolver divisão exata com 1 algarismo no divisor (até 5);
Ø  Resolver situação- problema envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão;
CIÊNCIAS
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Ø  Perceber a importância da higiene  e da conservação do ambiente escolar;
Ø  Reconhecer que a higiene pessoal é favorável para uma vida saudável.

HISTÓRIA E GEOGRAFIA/CULTURA DO RN
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Ø  Reconhecer a escola como ambiente de  convivência e regras sociais (contrato didático);
Ø  Perceber os pontos de referência (escola e casa);
Ø  Compreender a localização dos lugares; o endereço de cada um e da escola (rua e bairro);
Ø  Cartografia (o caminho de casa à escola).

ENSINO RELIGIOSO
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Ø  Compreender a importância do respeito as diferenças e a construção da amizade;
Ø  Perceber que todos são irmãos em Cristo;
Ø  Valorizar o respeito ao professor, funcionário e direção da escola;


ENSINO DA ARTE E EDUCAÇÃO FÍSICA
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Ø  Perceber o desenho como expressão de sentimentos e pensamentos;
Ø  Utilizar a linguagem musical, dramática, corporal e lúdica para expressar idéias e sentimentos;
Ø  Realizar atividades lúdicas em grupos onde possam socializar-se respeitando o outro.


ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM:




































AVALIAÇÃO:
O aluno será observado nas várias áreas do conhecimento, levando-se em consideração as diferenças individuais presentes na sala de aula.
O diagnóstico inicial deverá ser parâmetro para o planejamento de conteúdos e estratégias, tendo o registro como base para perceber avanços futuros.





Nenhum comentário:

Postar um comentário