sábado, 15 de outubro de 2011

Teória a prática

A Internet e as novas tecnologias estão trazendo novos desafios pedagógicos para as escolas. Os professores, em qualquer curso presencial, precisam aprender a gerenciar vários espaços e a integrá-los de forma aberta, equilibrada e inovadora. O primeiro espaço é o de uma nova sala de aula melhor equipada e com atividades diferentes. Em alguns momentos o professor leva seus alunos ao laboratório conectado à Internet para desenvolver atividades de pesquisa e de domínio das tecnologias. Estas atividades se ampliam a distância, nos ambientes virtuais de aprendizagem conectados à Internet, o que permite diminuir a diminuir a evação escolar  e continuar aprendendo juntos. As aulas precisam prever espaços e tempos de contato com a realidade, de experimentação e de inserção em ambientes profissionais e informais em todas as matérias e ao longo de todos os anos. Uma das tarefas mais importantes das escolas e secretarias de educação hoje é planejar e flexibilizar, no currículo de cada aula, o tempo de presença física em sala de aula e o tempo de aprendizagem virtual e como integrar de forma criativa e inovadora esses espaços e tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário